Opiniões
...criador
de um dos mais radicalmente renovadores métodos de
ensino instrumental em grupo. (Berenice
Menegale - Brasil)
...a
ruptura provocada pelas propostas metodológicas do
Prof. Teodomiro é tão radical quão às
de A. Schoenberg nos campos da harmonia. (Jorge
Peixinho - Portugal)
...dentre
todos os que conheço, antigos ou recentes, o seu Método
é o único que realmente permite a professor
e aluno, abordarem de forma aberta e criativa a essência
da performance instrumental - propiciando finalmente a tão
sonhada organicidade na evolução técnica
e musical do estudante.(Fernando Araújo
- Brasil)
...O Professor Teodomiro Goulart
recupera com a criação do seu sistema de ensino
para violão - obra de rara inteligência, originalidade,
beleza e alcance social - o qualificativo de duas palavras:
lúdico e genial. A primeira anda "brincando"
demais nos centros de educação artística.
Com suas propostas ela reassume o seu verdadeiro sentido -
seriedade e desenvolvimento cognitivo enquanto se brinca.
A segunda, disseminada sem muito critério, aplica-se
a ele sem nenhum exagero. É apenas uma constatação,
se observarmos o que Kant ensinava a esse respeito na Crítica
do Julgamento. "O talento de descobrir, diz ele, chama-se
gênio. Mas este nome dá-se só ao artista,
isto é, àquele que sabe fazer alguma coisa e
não àquele que conhece e sabe muito; e o nome
de gênio não é dado ao artista que imita
somente, mas àquele que é apto a produzir de
modo original sua obra; e enfim é dado só quando
seu produto é magistral, isto é, quando merece,
como exemplo, ser imitado". (H.
J. Koellheutter - Brasil Alemanha)
...A
capacidade inventiva do violonista e professor Teodomiro em
misturar ferramentas tão complexas - fractais, princípio
da incerteza, sólidos platônicos, espirais, acaso,
páginas virtuais, permutações, teias
e simetrias de calibre - com ludologia e ensino musical e,
ao mesmo tempo, torná-las inter-relacionadas e acessíveis,
comprovam o extenso conhecimento e o talento didático
e artístico deste criador. Com suas idéias nos
deparamos, na prática, com a verdadeira mudança
de paradigma no ensino do instrumento e não apenas
com um discurso a respeito da sua transformação.
(H. Tosar - Uruguai)
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