Opiniões

...criador de um dos mais radicalmente renovadores métodos de ensino instrumental em grupo. (Berenice Menegale - Brasil)

...a ruptura provocada pelas propostas metodológicas do Prof. Teodomiro é tão radical quão às de A. Schoenberg nos campos da harmonia. (Jorge Peixinho - Portugal)

...dentre todos os que conheço, antigos ou recentes, o seu Método é o único que realmente permite a professor e aluno, abordarem de forma aberta e criativa a essência da performance instrumental - propiciando finalmente a tão sonhada organicidade na evolução técnica e musical do estudante.(Fernando Araújo - Brasil)

...O Professor Teodomiro Goulart recupera com a criação do seu sistema de ensino para violão - obra de rara inteligência, originalidade, beleza e alcance social - o qualificativo de duas palavras: lúdico e genial. A primeira anda "brincando" demais nos centros de educação artística. Com suas propostas ela reassume o seu verdadeiro sentido - seriedade e desenvolvimento cognitivo enquanto se brinca. A segunda, disseminada sem muito critério, aplica-se a ele sem nenhum exagero. É apenas uma constatação, se observarmos o que Kant ensinava a esse respeito na Crítica do Julgamento. "O talento de descobrir, diz ele, chama-se gênio. Mas este nome dá-se só ao artista, isto é, àquele que sabe fazer alguma coisa e não àquele que conhece e sabe muito; e o nome de gênio não é dado ao artista que imita somente, mas àquele que é apto a produzir de modo original sua obra; e enfim é dado só quando seu produto é magistral, isto é, quando merece, como exemplo, ser imitado". (H. J. Koellheutter - Brasil Alemanha)

...A capacidade inventiva do violonista e professor Teodomiro em misturar ferramentas tão complexas - fractais, princípio da incerteza, sólidos platônicos, espirais, acaso, páginas virtuais, permutações, teias e simetrias de calibre - com ludologia e ensino musical e, ao mesmo tempo, torná-las inter-relacionadas e acessíveis, comprovam o extenso conhecimento e o talento didático e artístico deste criador. Com suas idéias nos deparamos, na prática, com a verdadeira mudança de paradigma no ensino do instrumento e não apenas com um discurso a respeito da sua transformação. (H. Tosar - Uruguai)